Hey Ho ! Let's Go! Lets' Rock Expo e Bob Gruen.


   Um riff. Uma luz vermelha. Uma blasfêmia. A história está cheia de fatos e lendas, mas nenhuma é tão chocante, transformadora e mítica quanto a história do rock. 

Ah, hino supremo !!

        E um pouco toda esta loucura pode ser vislumbrado na exposição Lets's Rock que está ocorrendo em São Paulo lá no prédio da Oca no parque do Ibirapuera, e que através de paineis, videos, instalações e principalmente fotos, muitas fotos, revela um pouco de tudo o que marcou gerações de pessoas mundo afora.
              Montada com um bom aproveitamento da área dentro da Oca, com amplo espaço de circulação entre as instalações, a mostra já começa bem didática e logo na entrada temos um corredor mostrando uma linha do tempo com alguns dos fatos mais marcantes dos últimos 60 anos na historia do rock. Como o lançamento do primeiro álbum do Elvis. Ou a morte do Cazuza. Ou o nascimento do punk rock. Ou a realização do Woodstock. Esta linha do tempo, além de fotos e reproduções de capas de discos, traz projeções em painéis pendurados no teto e muita música saindo de caixas espalhadas pelo ambiente.



Guitarras decoradas expostas com temas de várias bandas.






Outra parte legal é a mostra de capas da revista Rolling Stones. Mostra alguma capas icônicas, (como a reprodução da capa de um album do Springsteen, mas com o Homer Simpson)mas infelizmente ficou muito focada na edição brasileira, com muitas capas de edições sem muita relevância para a história do rock.

 


Anos noventa representados neste container. Destaque para Chico Science,
 que tem um documentário programado na exposição.

        No subsolo fica a exposição das fotos dos fotógrafos Marcelo Rossi e do astro da mostra, Bob Gruen, que esteve lá como palestrante e que vou comentar na próxima postagem. Ainda, espalhados pelo espaço, estão containeres com colagens de fotos e capas de álbuns, tickets de show e cartazes de apresentações. Cada container representa uma década, com música do período tocando em falantes. (Só quero deixar uma observação de que Joy Division deveria estar em anos 70 e não 80).

  



  

           Já no piso superior, encontramos expostos vários objetos agrupados em displays, que representam algumas das quase infindáveis facetas do rock. Os objetos são na maioria LP’s ou edições especiais de algum álbum, com alguns objetos originais e material autografado. Com vários displays, esta parte da exibição tenta mostrar a variedade de estilos que o rock assumiu durante o passar dos anos, e como ele foi o estilo de música que mais representou os movimentos culturais da sociedade em cada período. 

 Objetos representativos de cada estilo musical estão expostos 
dentro destes displays

 Ou mesmo cenas musicais, como a Madchester aqui.

 A cena musical Brasileira também estava representada

Mas a mostra toda não se resume a fotos e objetos. Muitas projeções de documentários e shows estão sendo exibidos nas paredes internas da Oca. E palestras, workhops e pocket shows também estão agendados para ocorrer durante a exposição.


DICAS PARA VISITAÇÃO:

Não leve bolsas ou mochilas, eles não permitem a entrada destes na exposição e a chapelaria fica bem cheia, com filas longas principalmente na saída. E vá de manha ou por volta do horário de almoço, pois haverá menos pessoas, então dá para ver a exposição tranquilamente. Fotos são permitidas vá com disposição pois o amplo espaço também significa muita caminhada para ver todo o material.
Comprar o ingresso antecipadamente também é uma boa idéia, pois a bilheteria tende a formar uma fila também.

  

Mais da programação pode ser vista no site Let's Rock Expo.

Veja também. 

Comentários

Postagens mais visitadas